quinta-feira, 14 de maio de 2009

Como instalar o GCC em Mandriva pela linha de comando?

Vamos ver aqui simples rápido como instalar programas (aqui vamos instalar o GCC, mas serve para qualquer outro) em distribuição Mandriva (qualquer versão) ou outra distribuição que utiliza o gerenciador de pacotes URPMI.

O URPMI é como o APT das distribuições baseadas em Debian... um gerenciador de pacotes.

Bom, o primeiro passo é "testar" se a instalação de um dado pacote (rpm, que está nos repositórios) é possível. Para isso (com root) usamos "urpmi -- test gcc", onde "gcc" é o pacote que queremos instalar.
O URPMI então nos diz se é possíovel ou não. Para instalar então tem que dar o comando "urpmi gcc" onde gcc é o pacote que queremos instalar.


No início da tela anterior, executamos o comando "gcc" e como pode ver, não havia esse comando, instalamos, executamos novamente e tudo ok.

É essa a dica, agora você que usa uma máquina rodando alguma distribuição que usa RMPI, e acessa ela remotamente por SSH por exemplo e que não tem acesso a interface gráfica... já pode programar em C.

Welcome to jungle :)
Bye

4 comentários:

  1. Amigo, e o que fazer quando aparece:

    [root@localhost MPlayer-1.0pre7try2]# urpmi --test gcc
    Nenhum pacote de nome gcc

    Estou usando o Mandriva 2010 One

    ResponderExcluir
  2. Bom....depois de apanhar um pouco (bastante). descobri que tenho:
    1-) primeiro executar como root (como usuário, esse comando nao dá certo no Mandriva 2010): su
    2-) atualizar a lista de servidores no centro de controle do Mandriva: mcc e depois em "configurar mídias para atualização"
    3-) agora sim digitar: urpmi gcc ou urpmi --auto gcc

    Espero ter ajudado os que já quebraram a cabeça como eu :-)

    ResponderExcluir
  3. Willian C, você ajudou, e muito.... aconteceu o mesmo comigo para instalar o C++... Obrigado! =D

    ResponderExcluir
  4. Pessoal
    Como eu coloco o meu touchpad para rodar no mandriva free 2010.2
    Tenho um sony vaio VPCEE43EB
    Não consigo colocar ele para rodar apenas usando o centro de comtrole.
    Tentei criar uns arquivos que dão certo no Ubuntu mais como posso perceber no Mandriva é bem diferente.
    Alguém pode me ajudar??

    ResponderExcluir